Matriz  |  Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091 - Campinas, SP
19 3246-1045  |  19 3246-1355  |  19 97172-5207



RESÍDUOS INDUSTRIAIS

A Eco-Vallore é especializada nas soluções ambientais para os resíduos industriais perigosos. Somos pioneiros no armazenamento temporário de resíduos em porta pallets, priorizando o gerenciamento e a possibilidade de valorização dos resíduos. O armazenamento temporário proporciona para o cliente, uma sensível redução no custo total do tratamento ou na destinação final.

Todos os materiais ou produtos inservíveis que coletamos são armazenados com rígidos controles de estocagem para total segurança do processo e facilmente rastreados através do código de barras de identificação. Oferecemos soluções integradas com foco na política de aterro zero, seguindo os princípios da Economia Circular previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS de 2010.

Ao reincorporarmos os resíduos aos processos produtivos, nossos clientes melhoram seus índices de sustentabilidade e poupam recursos financeiros e naturais importantes para a atual e as futuras gerações.


NOSSAS SOLUÇÕES



Blendagem e coprocessamento

Para que o resíduo possa ser reaproveitado como fonte energética em um forno de cimento é necessário que ele seja qualificado e preparado em uma operação de trituração e homogeneização dos resíduos, o que é feito através do processo usualmente chamado de Blendagem, ou seja, uma mistura de diversos resíduos diferentes que serão utilizados de uma mesma forma na unidade de destinação final, garantindo melhor desempenho operacional e qualidade do produto fabricado.

Tecnicamente o coprocessamento é a destruição térmica de resíduo em fornos de cimento, tendo como diferencial o aproveitamento do resíduo como fonte energética ou substituto de matéria-prima na indústria cimenteira, sem que haja qualquer alteração na qualidade do produto final (cimento).

Pode-se afirmar que o coprocessamento é uma das principais tecnologias para a preservação ambiental, pois utiliza resíduos como insumos alternativos.

O coprocessamento proporciona o aproveitamento térmico dos resíduos evitando a queima desnecessária de combustíveis fósseis não renováveis, além de ser uma destinação adequada aos resíduos industriais.



Valorização

A valorização de resíduos industriais tem como principal objetivo a busca permanente de soluções para reincorporarmos os produtos inservíveis e as matérias primas vencidas ou fora de especificação, aos processos produtivos na cadeia produtiva de outros processos, proporcionando uma redução de custo tanto para o gerador do resíduo, quanto para quem irá utilizar esse resíduo como matéria prima. Ao reincorporarmos os resíduos aos processos produtivos, nossos clientes melhoram seus índices de sustentabilidade e poupam recursos financeiros e naturais importantes para a atual e as futuras gerações.



Incineração

O processo de incineração de resíduos ou tratamento térmico pode ser definido como qualquer processo cuja operação de destruição seja realizada acima da temperatura mínima de 800 °C. Trata-se de um processo estabelecido e regulamentado pela resolução CONAMA nº 386 de 2006. Como resultado do processo são geradas as cinzas de incineração, que são destinadas em aterros de resíduos licenciados.





Logística Reversa

Por definição, a logística reversa é o procedimento que permite ao consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto.

Esse procedimento foi estabelecido pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos - PNRS em 2010 e vem sendo implementada conforme vem sendo estabelecidos os acordos setoriais. Dentre estes, um dos mais avançados no Brasil é o caso dos fabricantes de pneus, dentre outros.

Esse conceito é mais atual do que o de logística, e vai de encontro à crescente preocupação de pessoas e empresas em relação à consciência e sustentabilidade ambiental.

A implantação da logística reversa é uma grande aliada da Economia Circular, já que ao retornar o resíduo para o ciclo produtivo o material deixa de ser resíduo e se torna matéria-prima para novos produtos. Junto com a conscientização da população, através da educação ambiental, a logística reversa ajuda a minimizar os impactos ambientais causados pelo mau gerenciamento dos descartes residuais, dando um grande passo rumo a sustentabilidade.



Coleta e Transporte

Realizamos a coleta dos resíduos industriais com frota própria e diversificada, podendo serem incorporados veículos de terceiros. Nossos veículos são permanentemente rastreados, sempre com idade inferior a 5 anos.

Podemos oferecer coleta através dos seguintes modais:

•  Caminhão Roll on / roll off com ou sem semi-reboque (Julieta);
•  Caminhão Poliguincho;
•  Caminhão Baú;
•  Caminhão Carroceria Carga Seca;
•  Carreta Basculante;
•  Caminhão tanque - com ou sem auto vácuo.

O transporte de quaisquer produtos perigosos, o que inclui os resíduos, deverá atender ao Decreto nº 96044 e à portaria nº 204 do Ministério dos Transportes. Estes instrumentos determinam ações específicas, como por exemplo, o porte da ficha de emergência para todos os produtos perigosos, a qual deverá acompanhar o material desde sua origem até a destinação final.Também devem ser obedecidas as NBR’s 7500, 7501, 7503, 9735, 14619 e a resolução 5232/2016.

O transporte de resíduos perigosos é regulamentado atualmente pela ANTT 5232/2016. Na resolução são determinados os requisitos técnicos para o   transporte destes materiais.



Suporte Técnico

Através de corpo técnico qualificado, podemos auxiliar nosso cliente em todas as etapas no gerenciamento dos resíduos:

•  Identificação e classificação;
•  Segregação e redução;
•  Acondicionamento;
•  Emissão de autorização ambiental - CADRI;
•  Serviços de consultoria em projetos de meio ambiente.



Gestão de Resíduos e Documentação

Possuímos equipe especializada e de prontidão para envio de documentações e esclarecimento de dúvidas. É realizada a avaliação dos resíduos para determinar o melhor tratamento e/ou destinação final, além do acompanhamento de todo o processo de coleta por um consultor. Realizamos a emissão de certificado de destinação de resíduos, auxiliamos na elaboração do manifesto de carga via SIGOR, enviamos o inventário de resíduos anual.



Onde estão nossos clientes?


•  Indústrias Química, Farmacêutica, Agroquímica;
•  Indústrias Automobilística, Metalúrgica, Siderúrgica entre outras;
•  Distribuidoras de Combustíveis e de Produtos em geral;
•  Postos de Combustíveis;
•  Empresas de Transporte;
•  Comércio e Serviços em geral;
•  Oficinas Mecânicas e Concessionárias;
•  Gerenciadores e Transportadores de Resíduos Perigosos.