Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091 - Campinas, SP
19 3246-1045  |  19 97172-5207

NOTÍCIAS

Ministério do Meio Ambiente abre inscrições para curso sobre guarda responsável de cães e gatos


Garantir uma convivência harmônica, saudável, afetuosa e feliz entre os donos e seus animais de estimação. É esse o propósito do curso “Guarda Responsável e Bem-Estar de Cães e Gatos”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). As inscrições estão abertas de 27 de dezembro a 7 de janeiro e o curso é gratuito.

Qualquer cidadão que se interesse pelo assunto pode se inscrever. O objetivo é garantir o bem-estar dos animais de estimação, abordando os cuidados necessários, assim como as normas e condutas para uma guarda responsável e uma relação saudável e consciente entre o tutor e seu bichinho. Além disso, o conteúdo do curso ainda trata da relação de cães e gatos com a biodiversidade brasileira, a importância do controle reprodutivo dos animais, saúde animal e prevenção de doenças, bem como legislação e regras de boa convivência, entre outros assuntos.

“O curso aborda, de forma objetiva e fundamentada, questões que às vezes passam desapercebidas no nosso dia a dia, na correria, e fazem toda diferença para o bem-estar dos animais, para que ele consiga expressar seus comportamentos naturais, com espontaneidade, de maneira que ele tenha uma vida verdadeiramente feliz, afetuosa e amorosa em família. Isso é o mais importante do curso”, disse o Diretor de Educação e Cidadania Ambiental da Secretaria de Biodiversidade do MMA, Leonardo Hasenclever.

A carga horária do curso é de 20 horas e o conteúdo será disponibilizado de maneira 100% on-line, por meio do Programa Educa+, na plataforma de Ensino a Distância do MMA. Os participantes poderão iniciar o curso a qualquer momento após a realização da inscrição, no horário que for mais conveniente para o inscrito. A primeira turma contará com 2 mil alunos.

Clique aqui e realize sua inscrição


Bem-estar

Entender o comportamento do animal de estimação é essencial para que uma relação de amizade e cuidado seja estabelecida de forma eficiente. O cão ou gato está em estado de bem-estar quando consegue expressar o comportamento natural de sua espécie de acordo com o ambiente em que está inserido.

Para isso, é importante que ele se sinta tranquilo e confortável. É fundamental que o animal tenha suas necessidades físicas e psicológicas atendidas e possa contar com saúde, nutrição e segurança, além de afeto, carinho e atenção em seus dias.

Uma guarda responsável passa por todos esses cuidados. Acolher um animal é ser responsável por toda a sua vida. Assim, o tutor de um animal deve mantê-lo em condições de ter uma vida feliz, cheia de cuidados essenciais e livre de maus-tratos, medo ou insegurança.


Relação de amizade

Cerca de 14 mil anos marcam a história de amizade entre o homem e os animais considerados domésticos, como cães e gatos. Ao longo dos anos, essa relação foi se adaptando e os animais foram aprendendo a viver em sociedade, se tornando parte da família. Com isso, orientar tutores para a qualidade de vida e cuidado eficiente de seus animais de estimação também se tornou uma necessidade.

por Ministério do Meio Ambiente
Fonte: https://aquiacontece.com.br/