Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091 - Campinas, SP
19 3246-1045  |  19 97172-5207

NOTÍCIAS

22 de Abril, comemora-se o Dia do Planeta Terra


A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais. Hoje, sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.


Como surgiu o Dia da Terra?
A data foi criada por meio de um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador estadunidense Gaylord Nelson (1916-2005).

A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland; daí a escolha da data para comemoração do Dia da Terra. Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. Alguns dos temas abordados foram a poluição, a destruição do ambiente, o desmatamento e o efeito estufa.

A intenção também era pressionar o governo e assim, atingir alguns de seus objetivos. Após oito meses do evento, foi criado um órgão responsável pelos assuntos ambientais denominado de Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), também foram implementados e executados diversos projetos. Esse momento representou um marco da história da ecologia. A partir daí muitos encontros, conferências, debates foram sendo criados em torno da questão ambiental, como a Conferência de Estocolmo (1972).

No entanto, essa data foi implementada pela ONU quase 4 décadas após o movimento, ou seja, no ano de 2009. Além disso, ela foi nomeada como Dia Internacional da Mãe Terra.


Atividades para o Dia da Terra
O ambiente escolar também deve promover a reflexão sobre os temas ambientais, especialmente nesta data tão importante. Alguns exemplos de atividades são:

» Elaboração de cartazes sobre as principais ações que envolvem o desenvolvimento sustentável;
» Realização de debates sobre a importância dessas ações;
» Convidar profissionais para discutir o assunto com a comunidade escolar.

Algumas atividades práticas também podem ser incluídas como:

» Distribuição e plantio de mudas;
» Limpeza de áreas verdes;
» Gincanas ambientais.

Lembre-se que essas ações de conscientização fazem a diferença para o planeta Terra e podem ser discutidas com os professores e representantes da escola. Portanto, não deixe esse dia passar despercebido.

Para auxiliá-lo nessa atividade, segue abaixo alguns temas atuais de suma importância e que podem ser abordados em sala de aula e eventos ambientais:

» Poluição;
» Impactos Ambientais;
» Meio Ambiente;
» Desenvolvimento Sustentável;
» Economia Verde;
» Sustentabilidade;
» Agenda 21;
» Reciclagem;
» Coleta Seletiva.


A Carta da Terra
A Carta da Terra é um documento que foi proposto no evento Rio-92. Após muitos debates, ela foi ratificada em 2000. Seus princípios básicos são:

» I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA
» II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
» III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA
» IV. DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ

Fonte: Toda Materia