Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091 - Campinas, SP
19 3246-1045  |  19 97172-5207

NOTÍCIAS

12 de Agosto, dia Interamericano da Qualidade do Ar


Cerca de 100 milhões de pessoas em cidades latino-americanas respiram um ar que não atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Outras 123 milhões, nos Estados Unidos e Canadá, sofrem com um ar que não alcança os níveis de qualidade estabelecidos pela legislação desses países. A baixa qualidade do ar é um problema crescente, que piora com o crescimento populacional, a urbanização, as mudanças climáticas e o aumento da industrialização sem controle da emissão dos poluentes. E os efeitos são sentidos diretamente na saúde da população.

Em São Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB é responsável pelo monitoramento da qualidade do ar. A principal fonte de poluentes são as indústrias e os veículos, que em 2016 lançaram no ar cerca de 336 mil toneladas de monóxido de carbono, fora outros poluentes, segundo o Relatório de Qualidade Ambiental de 2018. Com esses altos índices, o Dia Interamericano de Qualidade do Ar foi criado para conscientizar a população sobre a questão da contaminação atmosférica e seus efeitos sobre a saúde pública. Ou seja, é um dia de reflexão sobre essas questões e para se pensar em como podemos contribuir.

É importante que os governos, municípios, organizações não governamentais e associações, entre outros, aproveitem a data para propor soluções participativas para os problemas relacionados com a qualidade do ar, além de realizar atividades de educação ambiental que destaquem sua importância para a promoção do ar saudável. Com informação e conhecimento, todos podem melhorar as condições de vida da população.

Para saber como está a qualidade do ar na sua região, clique e acesse o link!

Fonte: Infraestrutura e Meio Ambiente