Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091 - Campinas, SP
19 3246-1045  |  19 97172-5207

NOTÍCIAS

22 de Novembro, Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo


Muitos materiais, como papel, plástico, metal e vidro, podem ser reciclados. Ao serem jogados no lixo, esses materiais podem ir para um aterro, e ali demorar até milhares de anos para se decompor. Por outro lado, quando você encaminha para reciclagem uma garrafa de vidro, por exemplo, o material é triturado, derretido, e vira uma nova garrafa, economizando energia, areia, calcário e carbonato de sódio, que seriam usados na sua fabricação.

É importante destacar que, na gestão de resíduos sólidos, a prioridade deve ser reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor adequadamente. Assim, a reciclagem, ou seja, a transformação de resíduos por meio de processo industrial para a fabricação de novos produtos, é uma das estratégias adotadas na gestão de resíduos.

Para que a reciclagem aconteça adequadamente, é preciso planejamento e organização de toda a cadeia responsável pelo reaproveitamento do lixo. E o sucesso também depende muito do envolvimento da população, na hora de descartar o lixo com a separação correta do lixo reciclável do não reciclável.

Na maioria das cidades do Brasil, a prática de se separar o lixo reciclável ainda não é muito comum, já que nem todas as cidades têm estrutura para reciclagem. Em 2018, o país gerou 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. No Estado de São Paulo, é gerado aproximadamente um quarto desse total. No entanto, apenas cerca de 2% são reciclados. Por outro lado, se houver estrutura para fazer a reciclagem e se as pessoas separarem o lixo em casa, o reaproveitamento pode ultrapassar 70%.  

Se no seu município ainda não existe coleta seletiva da prefeitura, você também pode contribuir, encaminhado o material para catadores autônomos e pontos de coleta voluntária de logística reversa. Veja no site do SIGOR Reciclagem (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) as cooperativas em processo de cadastramento na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente em todo o estado de São Paulo.  

É preciso que cada um de nós participe ativamente na separação dos materiais recicláveis.  

E você? Já separa o lixo reciclável em casa? Quais os desafios e benefícios dessa atitude? Conte aqui nos comentários efaça parte da celebrAÇÃO dessa data!

Fonte: Portal de Educação Ambiental de São Paulo
Texto: Sandra Oliveira / Edição: Rachel Azzari