por Roberto GordilhoHá muitos anos muitas organizações de Saúde brasileiras encontram dificuldades em aliar qualidade da assistência e resultados financeiros, como se uma estivesse dissociada da outra. O conceito de gerar valor para o paciente ao mesmo tempo em que se promove a sustentabilidade do negócio não é novo, mas se torna cada dia mais vital para a perenidade dos hospitais no futuro. No entanto, ainda há muita confusão em relação ao que é, de fato, valor em Saúde.Saúde baseada em valor é caminho para o futuro. Foto: PixabayAlgumas instituições acreditam que o valor está ligado apenas à experiência do indivíduo. Assim, fazem de tudo para que ele se sinta confortável durante o período em que está no hospital. Com essa ideia em mente, vemos organizações que investem alto em hotelaria 5 estrelas ou contratam chefs de cozinha para preparar as refeições. São maquiagens que não resolvem um desafio muito mais profundo: a maioria dos hospitais brasileiros ainda atua no modelo de pagamento fee for service, onde o que importa é a quantidade, não a qualidade dos serviços.Na Europa, organizações de Saúde já adotam modelos baseados em valor desde a década de 1980. Nos Estados Unidos, em torno de 80% dos hospitais também atuam com remuneração baseada na performance. O norte-americano Institute for Healthcare Improvement (IHI), propõe, desde 2008, que as instituições trabalhem com foco no conceito da tripla meta: melhorar a experiência com o cuidado, proporcionando assistência segura, efetiva e confiável; diminuir os custos per capita; e melhorar a saúde da população com ações de prevenção, bem-estar e controle de condições crônicas.No Brasil, porém, iniciativas do tipo ainda seguem experimentais e muito mais voltadas para o conforto que o valor propriamente dito. Mudar esse cenário depende de esforço do sistema de Saúde como um todo. Enquanto ele for focado na doença, as estratégias de valor não darão certo.O último Fórum Econômico Mundial, em março de 2018, trouxe uma possível resposta para o desafio de uniformizar os modelos baseados em valor em todo o mundo. Segundo os especialistas, há cinco pilares que devem ser trabalhados para um futuro baseado em valor na Saúde: dados e informação; compartilhamento de experiências, pesquisas e ferramentas; profissionalização da gestão; e modelos de remuneração.Portanto, criar uma cultura onde o paciente é o foco do negócio é ir além da mera experiência. É trabalhar a organização como um todo para alcançar os resultados esperados. E resultado em Saúde é aquele baseado em quatro eixos fundamentais: segurança do paciente, qualidade do atendimento, eficiência dos processos e, por fim, o resultado econômico/financeiro como consequência.O cuidado na forma de valor, portanto, só será alcançado quando a eficiência também o for. Com processos bem desenhados, pessoas engajadas, tecnologias em pleno uso, estratégia definida e governança em prática, oferecer valor se torna muito mais simples para as organizações de Saúde – porque é parte inerente da atividade.Para que tudo isso aconteça, portanto, o primeiro passo é profissionalizar a gestão. Garantir a maturidade dos processos e do negócio como um todo não é tarefa fácil, mas somente assim será possível entregar aquilo que o paciente, cada vez mais empoderado e exigente, busca no setor: resolutividade, saúde e qualidade de vida.Roberto Gordilho é professor, palestrante, CEO da GesSaúde, apresentador do Canal GesSaúde no Youtube e autor do livro Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital: os caminhos para o futuro da Saúde.Fonte: Portal GesSaúde
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