Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091 - Campinas, SP
19 3246-1045  |  19 97172-5207

NOTÍCIAS

Dia da Árvore


Nesta quarta-feira, 21, é celebrado o Dia da Árvore, uma data para lembrar a importância da preservação do meio ambiente e das florestas em geral. O dia antecede o início da primavera no hemisfério sul, que geralmente começa entre 22 e 23 de setembro.

A árvore é maior símbolo da natureza e fundamental para o funcionamento do planeta. Ela auxilia no controle do clima e gera oxigênio para sobrevivência dos seres humanos. No ano de 2015, em uma pesquisa divulgada pela revista Nature, estima-se que possua 432 árvores para cada ser humano.

Em um novo levantamento de 2019, dessa vez feito pela empresa Green São Paulo, hoje possui apenas 61 árvores.


Qual a importância do Dia da Árvore?
O objetivo do dia da árvore é levar a discussão acerca do desmatamento. Segundo dados do IPAM (Índice de Pesquisa Ambiental na Amazônia), o desmatamento na floresta amazônica, maior reserva natural do mundo, registrou recorde em 2022, acumulando entre janeiro a junho 3.988 km². De acordo com IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) serão necessários plantar 1,2 trilhão de árvores para manter o controle do clima. Especialistas afirmam que o reflorestamento é a solução mais poderosa diminuir o aquecimento global.


Veja 4 ações para realizar no Dia da Árvore
1 - Plante;
2 - Revitalize e cuide do seu jardim;
3 - Conhecer o Jardim Botânico da sua cidade;
4 - Ajude entidades que promovam a preservação da natureza.

Fonte: Exame